A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. É a carência de doenças e enfermidades, segundo a Organização Mundial da Saúde. Porém, existem algumas outras definições de saúde. Para entender o conceito, primeiro precisamos definir o que se conhece por saúde. Aqui estão alguns termos comuns usados para definir a saúde.
Determinantes sociais da saúde
Os determinantes sociais da saúde são fatores, como condições econômicas, que provocam a saúde de um sujeito. Esses fatores variam do Seguro Social de uma pessoa à ocorrência habitacional.
Saúde mental
A saúde mental é uma cota essencial de nossa saúde e bem-estar geral. Isso acontece pelo motivo de afeta nossas emoções, cognição, clareza e jeito. Ordena como reagimos ao estresse, lidam com os relacionamentos e tomamos decisões.
Saúde física
A saúde física expõe-se ao bem-estar físico de alguém e inteligência de fazer atividades diárias. Geralmente é alcançado através de uma dieta equilibrada, exercício moderado-vigoroso e descanso e recuperação adequados.
Resiliência à doença
O conceito de resiliência foi estudado extensivamente e poderá ser relatado de muitas formas. Isso inclui fatores fisiológicos, psicológicos e sociais. Esse estudo examinou o conceito de resiliência em imensas populações em diferentes áreas geográficas.
Medição da saúde
A medição da saúde é essencial pra aprender e aprimorar a circunstância das comunidades. A idéia de verificar a saúde não é nova e tem raízes no começo do século XIX. Na década de 1980, foi cumprido trabalho pra montar objetivos mensuráveis de promoção da saúde e cautela de doenças pra a nação. Este esforço foi renovado e refinado a cada década desde desta forma. A medição da saúde foi fundamental para o início do movimento de saúde pública nos Estados unidos e é um componente crítico dos esforços contínuos pra melhorar o estado de saúde da comunidade.
Conceituação da saúde
O conceito de saúde reflete uma infinidade de contextos. A saúde é entendida de maneira diferente pelos profissionais de saúde e freguêses. Essa diferença podes conduzir a mal -entendidos na prática. Como a saúde poderá ter significados diferentes em diferentes contextos, é crítico para todos os atores compartilharem um entendimento determinado. O propósito da conceituação é ceder sentido aos fenômenos por intermédio da definição de suas fronteiras, conteúdo e atributos. A maioria dos conceitos de saúde reflete a ligação entre um indivíduo e a sociedade.